sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Santos terá recursos do PAC das Cidades Históricas


A cidade de Santos foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) das Cidades Históricas, iniciativa do governo federal. O município é o único de São Paulo beneficiado já no primeiro lote de liberação da verba, que prevê, ainda para este ano, investimentos da ordem de R$ 140 milhões.


O total de recursos será distribuído entre 32 cidades de 17 estados, para apoio à preservação e recuperação de monumentos arquitetônicos, além de incentivo ao desenvolvimento social e econômico. O Plano de Ação de Cidades Históricas, lançado no último dia 21, em Ouro Preto (MG), além de atuar na preservação do patrimônio, promoverá a requalificação urbanística, melhorando a infraestrutura urbana e social, entre outras ações que serão definidas, a partir das prioridades estabelecidas pelos municípios beneficiados por meio do projeto.

Exemplos recentes, como a recuperação do Teatro Guarany e da Casa do Trem Bélico, na região central, consolidaram Santos como uma das mais organizadas localidades históricas brasileiras. Outro fator que colaborou para a inclusão da cidade, nesta etapa inicial, foi a parceria entre os poderes públicos, as instituições privadas e a sociedade civil, que possibilitou a eficiência nos resultados de restauro e preservação de edifícios arquitetônicos e de impacto social.

A partir de agora, os municípios assistidos precisarão apresentar as consequências destes investimentos, cumprindo as metas anuais e as estratégias de como a verba foi aplicada. Inicialmente, os locais contemplados deverão priorizar os recursos nos seguintes itens: instalação da fiação elétrica, melhora na qualificação urbanística, restauração de construções históricas e contenção de encostas. (Foto:Carline Messa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário