terça-feira, 20 de outubro de 2009

Número recorde de expositores na 3ª versão do Workshop ‘Descubra a Europa’


A terceira edição do Workshop Descubra a Europa ocorreu nesta segunda-feira (19) no hotel Intercontinental, em São Paulo, com a presença de 77 expositores do setor turístico europeu. Participaram do evento representantes de Portugal, Reino Unido, Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha, República Tcheca, Áustria e Hungria.

"A Europa vem registrando um rejuvenescimento do fluxo turístico com o recebimento de mais turistas entre 18 e 30 anos. Queremos que o jovem conheça e se encante pela Europa e retorne para passar sua lua-de-mel, suas férias e conhecer novos destinos. Nosso objetivo é fidelizar o jovem para que tenha sempre a Europa como opção de viagem”, ressaltou Paulo Machado (foto), presidente da Comissão Europeia de Turismo na América Latina, durante a coletiva de imprensa de abertura do workshop. Segundo ele, a Europa vem investindo em ações focadas no mercado brasileiro, seja para o turismo de luxo, incentivo, corporativo, GLS e ainda no turismo jovem.

De acordo com o presidente da Comissão Europeia de Turismo na América Latina, o site www.visiteurope.com será reformulado em breve para melhor atender ao mercado brasileiro. “Teremos ferramentas específicas para o Brasil e vamos potencializar o uso do site”, detalhou Paulo Machado.

Paulistas são os que mais vistiam a Europa

A Europa é o destino preferido dos residentes em São Paulo, aponta estudo da Comissão Europeia de Turismo. Dados da entidade revelam que, do total de turistas brasileiros que visitam o continente europeu todos os anos, 35% são de São Paulo, 24% do Rio de Janeiro, 8% do Rio Grande do Sul, 7% de Minas Gerais, 5% do Paraná e 21% dos outros estados. Além do tamanho do Estado que justifica o número, a riqueza e a concentração de empresas e multinacionais são outros motivos determinantes.

O relatório aponta também que os brasileiros que viajam para a Europa são normalmente das classes sociais alta, têm rendimento anual de U$$ 40 mil ou mais por ano, são bem-educados, falam várias línguas e têm entre 30 e 40 anos. A maior parte é de homens (60%) e a média de permanência é de 15 dias em várias localidades (média de três noites em cada lugar). A Europa recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de turistas brasileiros e são eles que mais gastam em território europeu: o ticket médio está entre 60 e 70 euros por dia.

Dos viajantes, 54% vão a lazer por conta de férias ou feriados prolongados, 24% negócios e 22% outros motivos. A faixa etária mais interessada na Europa tem entre de 30 e 59 anos, seguida pelos brasileiros de 50 a 65 anos. Os jovens de 19 a 30 não tem a Europa como primeira opção de lazer, mas a escolhem para graduações, capacitações e estudo de línguas.

“O Brasil é um grande mercado para a Europa que manda a cada ano mais e mais brasileiros, por isso, queremos constantemente mostrar o que temos a oferecer e adaptar cada destino ao que os brasileiros esperam”, observa Paulo Machado. “Uma das maneiras de estar sintonizado com o mercado é a realização deste workshop, que, este ano, tem representantes de compras e transportes”, complementa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário