quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Café com o Diário entrevista diretor executivo do SPCVB

Uma parceria inteligente e com sabor entre oDiário do Turismo e a FM Livraria e Revistaria foi firmada esta semana. Um executivo com significativa atuação na economia do turismo é entrevistado pelos jornalistas do DT durante um café da tarde na recém-inaugurada livraria, localizada na rua Casa do Ator, 74, na Vila Olímpia, em São Paulo.

A primeira entrevista do Café com o Diário foi com o diretor executivo do São Paulo Conventions Visitors Bureau (SPCVB), Toni Sando. Á vontade, Toni falou sobre o novo produto da cidade, o Destino Paulista, a posição de São Paulo na ICCA (International Congress and Convention Association) e como a entidade faz para se manter atuante e contemporânea, além de outros assuntos debatidos durante um agradável bate papo, quase informal, regado a café gourmet e uma prosa intercalando os assuntos mais áridos. Acompanhem a entrevista:

Café com o Diário – Em se tratando de eventos, São Paulo ainda está acima de Nova York e Boston, no ranking da ICCA?

Toni Sando – Sim, está. São Paulo a cada ano trabalha para alcançar novos índices desse ranking. E não é só a cidade de São Paulo que briga, as outras cidades também. Não se pode perder tempo. Mesmo que estejamos hoje em 12º lugar, é preciso manter essa posição porque as outras grandes cidades mundiais estão também trabalhando, e muito.

Café com o Diário – Quantos eventos ao ano são computados pela ICCA em São Paulo?

Toni Sando – 85 eventos.

Café com o Diário – Qual a ação direta e objetiva que o SPCVB executa para manter esse índice de competitividade?

Toni Sando – São duas frentes. A frente da identificação de onde ele acontece e a prospecção de que esses eventos possam ser realizados em São Paulo. Uma frente identifica e verifica onde estão acontecendo os eventos da ICCA e a outra trabalha com uma visão de futuro, verificando nossa infra-estrutura e serviços para absorver esses possíveis eventos.

Café com o Diário – São quatro os pilares do SPCVB:Transparência, profissionalismo, ética e inovação. Percebe-se aqui a preocupação da entidade em manter-se contemporânea, renovada. Gostaríamos que você falasse desse quarto ítem...

Toni Sando – Isto está na essência da entidade. O SPCVB dentro dessa gestão e da gestão anterior sempre se posicionou como entidade mercadológica que deve estar sempre adiante do mercado, com visão de oportunidades. Você não pode fazer isso sem inovação. O Conventions hoje está no twiter, no face-book, you tube, praticamente em todas as comunidades sociais disponíveis; isso a caracteriza como uma entidade de vanguarda. Não pode se acomodar em nenhum momento. Inovação está na essência da atividade de turismo como é a cidade de São Paulo.
Café com o Diário – Fale sobre o novo produto da entidade, Destino Paulista.
Toni Sando – Sempre digo que São Paulo é uma pizza e deve ser degustada aos pedaços. Quando uma pessoa, um turista vai para a região da Paulista ou da Berrini ele tem um universo de opções gastronômicas, de hospedagem de entretenimento. Trata-se de uma iniciativa dos hoteleiros locais com os centros de eventos. Dia 13, agora, lançaremos o Destino Paulista, que dispõe de quatro áreas ótimas para eventos e hotéis de luxo como o Fasano, Emiliano, InterContinental, L’Hotel, Macksoud, Tivolli e Renaissance. Os quatro equipamentos de eventos e mais esses sete hotéis, com mais 20 hotéis da região, compõem uma região que tem mais de 50 mil metros quadrados de espaço de convenções e mais de 5 mil apartamentos hoteleiros, uma oferta muito maior que muitas capitais do Brasil.

Café com o Diário - Tem outros destinos na capital?

Toni Sando - Temos o Destino Ibirapuera e o Destino Faria Lima, além do Corredor Center Norte Anhembi. Todas essas regiões da cidade tem como núcleo grandes e médios centros de eventos e uma variada rede hoteleira.

Café com o Diário - A cidade do Rio de Janeiro foi contemplada com as Olimpíadas de 2016 e isso deve ser comemorado. No entanto, a oferta hoteleira do Rio é insuficiente. Como está São Paulo para a Copa de 2014?

Toni Sando – Em termos de equipamentos hoteleiros estamos bem, mas no restante não. A escolha do Rio de Janeiro foi muito feliz, já que ele é o cartão postal do Brasil. O investimento e o empreendedorismo da iniciativa privada vai fazer com que se possa ser instalados novos parques hoteleiros. Talvez esse seja o grande momento. Quando as coisas apresentam-se muito cômodas os empresários acomodam-se também. No entanto, quando se tem objetivos muito concretos, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo, você acaba estabelecendo prazos para poder entregar o que se propôs.

Café com o Diário: Mais um Café?

Toni: Com certeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário