quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Manaus recebe o programa Olá, Turista! nesta segunda

Para receber com qualidade os turistasestrangeiros na Copa do Mundo de 2014, o Olá, Turista!oferecerá em 2010 cursos on-line gratuitos de inglês e espanhol para 80 mil profissionais ligados ao setor de Turismo. O lançamento do programa, uma parceria do Ministério do Turismo (MTur) e a Fundação Roberto Marinho, acontece nesta segunda-feira, (5), às 17h, no Hotel Tropical Manaus. O Olá, Turista! foi lançado em agosto no Rio de Janeiro e em setembro, em Salvador.

Estarão presentes ao evento os ministros do Turismo, Luiz Barretto, e dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento; o governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga; o prefeito de Manaus, Amazonino Armando Mendes; a presidente do Amazonas Tur e secretária estadual de Turismo, Oreni Braga; a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e secretária municipal de Cultura e Turismo, Lívia Mendes; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; e o gerente-geral de Teleducação da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri.

O objetivo do lançamento é mobilizar as associações ligadas à cadeia do turismo e promover a adesão ao programa. O evento será apresentado pela jornalista Daniela Assayag e terá um stand up comedy com o ator Luiz Salém, que mostrará, de forma bem-humorada, a importância da boa comunicação no atendimento ao turista estrangeiro. Ainda, será exibido um vídeo no qual profissionais ligados ao turismo contam suas expectativas sobre o curso.

O programa

O Olá, Turista! será implementado em três cidades-sede da Copa de 2014 e seu entorno, totalizando 13 cidades – Rio de Janeiro (Búzios, Paraty, Angra dos Reis e Petrópolis), Salvador (Porto Seguro, Mata de São João, Maraú e Lençóis) e Manaus (Barcelos e Parintins).

Até novembro, o programa realiza uma aplicação-piloto para 500 participantes no Rio de Janeiro e em Salvador e, a partir de janeiro de 2010, será implementado nas 13 cidades, para mais 80 mil pessoas, totalizando 80.500 trabalhadores ligados ao setor de Turismo.

O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional. Os alunos que cumprirem os módulos obrigatórios - que poderão ser concluídos no período de um ano -, receberão um certificado. Trata-se da primeira ação concreta do Ministério do Turismo para a capacitação profissional motivada pela Copa do Mundo de 2014. O objetivo é envolver o setor turístico e a população brasileira numa ampla campanha de aprimoramento do receptivo turístico.

Público do programa - Os beneficiados pelo programa serão os profissionais da cadeia do turismo que trabalham em contato direto com o público, o que envolve conversação e relacionamento interpessoal. Entre eles, recepcionistas, telefonistas, garçons, balconistas, taxistas, atendentes, artesãos e outros.

A English Town é responsável pela plataforma e pelo módulo básico do Olá, Turista!. A Fundação Roberto Marinho desenvolveu, junto a consultores, os módulos específicos.

O Olá, Turista! prevê a parceria com telecentros locais para facilitar aos participantes o acesso à internet. No site do programa, esses parceiros ficarão mapeados como colaboradores e terão a logomarca da empresa visível no portal. Nos telecentros parceiros, chamados Salas de Conexão, os alunos que desejarem terão ainda suporte técnico de monitores para acessar a escola virtual.

Inscrições

As associações do Amazonas, Rio de Janeiro e Bahia que quiserem solicitar vagas para 2010 já podem se cadastrar no portal Olá, Turista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário