quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Eventos internacionais movimentam 35 milhões de dólares no turismo interno

Um estudo encomendado pela Embraturjunto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta terça-feira (13) revela que o impacto econômico direto dos gastos realizados pelos participantes estrangeiros durante os 36 eventos realizados no Brasil, entre setembro de 2007 e dezembro de 2008 foi de US$ 34,9 milhões.

Este estudo, apresentado pelo Ministro do Turismo, Luiz Barretto, e a presidente da Embratur, Jeanine Pires, revela gasto médio, por turista internacional de US$ 285,10 por dia em eventos internacionais.
Denominado “Pesquisa do Impacto Econômico dos Eventos Internacionais no Brasil 2007/2008”, o estudo detalha os gastos e o perfil socioeconômico do turista estrangeiro que visita o País para participar de congressos, seminários e conferências. A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, Águas de Lindóia, Búzios, Campinas, Foz do Iguaçu, Porto de Galinhas e Santos.
Para o Ministro do Turismo, Luiz Barretto (foto), o turismo de eventos é um segmento que tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos, proporcionando entrada de receitas e geração de postos de trabalho, o que reflete diretamente na movimentação da cadeia produtiva do turismo no País.
Dados da International Congress and Convention Association (ICCA) mostram que o Brasil é atualmente um dos principais destinos do mundo para realização de eventos. Em 2008 o País realizou 254 eventos internacionais, de acordo com os critérios da entidade, e passou a ocupar a 7ª posição no ranking mundial.

Projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas apurou que os 254 eventos internacionais (que atendem o critério ICCA) realizados no Brasil em 2008 geraram impacto de 122,6 milhões de dólares para o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário