quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Hospedaria Bom Pastor Hostel: educação, hospedagem e simplicidade em um só lugar

Nova Petrópolis - (RS)
Associar as atividades do campo à hospedagem é sempre um bom argumento para “vender” umpacote turístico, já que se dá ao produto aquela característica de retorno às origens, à essência das coisas.
Inúmeras têm sido as tentativas – algumas bem feitas outras nem tanto – de criar ambientes e estruturas de hospedagem para que os visitantes se sintam acolhidos pela simplicidade, seduzidos pelo equilíbrio do que é natural.
Em tese, os empreendimentos hoteleiros e os ambientes de hospedagem precisam ser planejados – muito bem planejados – mas nesse processo é impossível para um arquiteto ou engenheiro colocar os detalhes que só o tempo e a história construirão.
Somos filiados à Rede Hostelling International desde outubro de 1986. Mas nossa história começou bem lá atrás, com a vinda dos imigrantes alemães para Nova Petrópolis, por volta de 1860”, explica ao Diário do Turismo a administradora da Hospedaria Bom Pastor Hostel, Gleci Kleber .
A partir da criação pelos imigrantes alemães da Schullgemeinde – palavra germânica que quer dizer escola, igreja e casa do professor – surgiu a Escola Bom Pastor que posteriormente acolheu também os serviços de hospedagem. “AHospedaria Bom Pastor Hostel inicialmente funcionava apenas no período de férias escolares, pois era junto a uma escola com residência para alunos. Com o tempo abrimos para famílias, casais e hóspedes em geral”, completa Gleci Kleber, descendente de uma das centenas de famílias que se instalaram em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha.

Dia perfeito

A hospedaria Bom Pastor me surpreendeu por seu astral: um misto de vida acadêmica e ar do campo com mochileiros e turistas circulando para lá e para cá, sob um céu azul limpo e profundo que refletia nas araucárias.

Estudantes e Turistas se encontram e trocam idéias, visões, experiências. Fomos até a horta e participamos da colheita de cenouras e alfaces que seriam servidos no almoço. Um trator passa por nós levando jovens cabritos para o abrigo.

- bééééé! – grita um dos bodinhos.

- bééééé! – respondo ao cumprimento. Como são afáveis essas criaturas da Serra Gaúcha! Traduzem a beleza das montanhas em que vivem com o bom humor que transferem às pessoas. Até os bichos incluo nisso.

Olhando os cabritinhos seguirem no trator, um dos monitores da escola me diz que o Curso Técnico Agrícola foi criado em 1966, pelo Pastor Paulo Evers. “Ele, preocupado com a situação de pobreza do agricultor, queria lhes oferecer novas técnicas para o cultivo da terra, instruindo seus filhos”, acrescenta o jovem aluno. Pelo jeito ele conseguiu. Na região da Serra Gaúcha o que se percebe são terras bem utilizadas, aradas e cultivadas para cumprirem sua razão de ser: produzir.

Visito os aposentos e me surpreendo pela limpeza e pela decoração sóbria, sem excessos. Na sala de TV, conheço um casal de São Luis do Maranhão, um filósofo de Maceió, e um estudante de Letras de Boston, EUA.

- Tenho todos os discos de Bob Marley, diz Carlos, o maranhense, da terra do Regae que, ao violão, aproveita para tocar uma de suas composições. Todos o acompanham batendo palmas; o americano sabia a letra de cor. Unimos as Américas!

Sacramentou-se aqui, uma das funções dos albergues da juventude que é o relacionamento espontâneo, o exercício do diálogo, a prática da generosidade em dar o que se tem de melhor.

Almoço

“Comida feita com ingredientes tirados da terra na hora fica muito mais saborosa” isso se ouve na teoria. Na Bom Pastor Hostel isso é prática costumeira. O famoso galeto na brasa acompanhado de tiras de polenta fritinha, a carne branca e saudável do porco e as lingüiças, salames e queijos eram acompanhados por sucos incrivelmente saborosos. Destaque para o suco de limão com couve, com aquele sabor inexplicável de roça.

- É tudo produção nossa, - disse, irradiando alegria, Gleci Kleber.
A hospedaria oferece também um café semi-colonial com a famosa cuca, pão feito de frutas e com cobertura doce, um dos traços marcantes da tradição alemã.

Atualmente a Escola Bom Pastor, além do Técnico em Agropecuária oferece o Técnico em Paisagismo e Técnico em Meio Ambiente e Cooperativismo. "São 450 alunos, sendo que destes 60 ficam no Hostel de segunda a sexta-feira", informa Gleci..

Localizada no centro da Rota Romântica, próxima das cidades de Gramado, Canela, Caxias do Sul e Vale dos Vinhedos, a Hospedaria Bom Pastor Hostel atende durante todo o ano, oferecendo hospedagem para alberguistas, casais, famílias, turistas, grupos e excursões. Ela também é procurada por empresas para a realização de seminários, congressos, palestras, confraternizações e retiros. A Hospedaria disponibiliza salas e auditório equipado para estes eventos.

O Hostel oferece 100 leitos durante a semana e 200 leitos em finais de semana, feriados e período de férias.


Dois mundos

Na Bom Pastor Hostel, em Nova Petrópolis, pude não só conhecer a essência da proposta dos Albergues da Juventude, mas beber um pouco mais dos valores de respeito e preservação ao Meio Ambiente e do Cooperativismo, práticas essas em extinção em um tempo voltado para a competitividade.

Aqui se fundiram dois mundos: o das esperanças concretas de jovens de várias partes do país que estudam e plantam a terra e tiram dela o fruto, e o dos alberguistas e viajantes que sonham com viagens cada vez mais incríveis ao redor do planeta e para dentro de si.

* O jornalista Paulo Atzingen e o fotógrafo Wanderley Mattos Jr viajaram a Nova Petrópolis (RS) a convite da Hostelling International.


Nenhum comentário:

Postar um comentário