terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cônsul de Turismo da Espanha fala ao Diário do Turismo

É sempre um prazer falar da Espanha por sua força turística e sua influência na cultura americana, inclusive no Brasil. A Espanha é um país de grande diversidade, que oferece ao visitante paisagens magníficas, praias e cidades pulsantes. História e futuro se entrelaçam em um mesmo país. Uma das principais autoridades do país de Cervantes no Brasil é Belén González Del Val, Cônsul de Turismo da Espanha e diretora do Centro Oficial de Turismo Espanhol de São Paulo. Um dos seis países mais visitados do mundo, de acordo com o ranking do 3º Relatório de Competitividade em Viagem e Turismo da OMT, a Espanha recebeu no ano passado 57,4 milhões de turistas.
Belén recebeu o jornalista Paulo Atzingen, diretor do Diário do Turismo para uma entrevista na sede do Centro Oficial de Turismo e falou sobre o crescimento do número de turistas brasileiros em seu país, sobre a vocação que Madri tem para eventos e sobre suas tradições gastronômicas. Acompanhe abaixo a entrevista completa:

Diário - Recentemente foi divulgado um número de que a Espanha recebeu nos primeiros nove meses de 2009, “apenas” 37 milhões de turistas, cerca de 10% abaixo dos números do ano passado no mesmo período. Ao que se explica isso?
Belén González Del Val
Os mercados da Europa são os que mais sofreram com a crise financeira mundial, em especial o mercado britânico com a perda de valor da libra, como também o mercado alemão que sofreu diretamente o efeito da crise e pela tradição, os alemães deixam de gastar, na eminência de crise. No entanto, no último trimestre estamos em processo de recuperação. Só em Madri, de janeiro a setembro deste ano, recebemos 90 mil turistas brasileiros, um incremento em torno de 30% em relação ao mesmo período de 2008.

Diário – E Quanto ao mercado brasileiro?
Belén
Estamos muito satisfeitos que o número de turistas brasileiros na Espanha está crescendo. Nos últimos nove meses tivemos um crescimento em termos percentuais de 5% no número de turistas. É preciso frisar que este número se refere ao número de turistas e não de excursionistas (pessoas que não pernoitam), que também está crescendo. O número de pernoites, por exemplo, cresce de quatro a seis em média. Somos um dos cinco destinos mais visitados da Europa.

Diário – Foi assinado recentemente um acordo entre as cidades de Madri e São Paulo. A senhora poderia dar mais detalhes?
Belén
É um acordo muito bom para os destinos, basicamente porque acontece em bases de reciprocidade na utilização de espaços publicitários públicos. De tal maneira que a cidade de São Paulo poderá utilizar espaços de promoção na cidade de Madri e nossa capital poderá fazer o mesmo aqui em São Paulo. Como a cidade hoje tem uma lei excepcional chamada “Cidade Limpa”, essa divulgação se prenderá aos relógios digitais – cerca de 300 - que estão distribuídos em várias regiões da capital paulista.
Além disso essa parceria contempla uma série de ações de capacitação e intercâmbio de informação.

Diário – São Paulo tem como uma de suas características o pastel de feira, situação perfeita em que se pode observar a alma paulistana. O que representa a alma madrileinha, em especial a alma gastronômica de Madri?
Belen
As tapas, evidentemente, e essa iguaria está atualmente na vanguarda gastronômica de Madri, pois vários chefes estão se dedicando a criar novos formatos, temperos, sabores. É preciso dizer porém que em Madri, como São Paulo, existe todo tipo de gastronomia, por absorver pessoas de todas as regiões, ou seja pode-se comer praticamente tudo da Espanhae do mundo em Madri.
Temos um prato mais tradicional chamado cozido madrilenho, herdado de nossos avós. É a combinação de grão de bico, carnes, lingüiça, legumes, um prato muito completo.

Diário – Madri é uma cidade com vocação para todo tipo de turismo, está incluído aí o turismo de negócios?
Belén
Não só Madri, mas toda a Espanha tem uma infra-estrutura muito boa para realizar eventos de qualquer envergadura. Temos um excelente sistema de comunicação terrestre – em que se destaca o aeroporto internacional Madri-Barajas, além de uma qualificada infra-estrutura hoteleira com tradição centenária. Sem falarmos de sua ampla oferta cultural e entretenimento que fazem de qualquer evento de negócios ser um sucesso.

Diário – Aquele mal estar diplomático que ocorreu há um ano atrás já foi superado?
Belén
Tenho que dizer que as pessoas precisam saber que a Espanha tem os requisitos tradicionais de entrada, que são iguais na França, na Alemanha, enfim, qualquer outro país. É preciso que fique claro que quando se entra em um país estrangeiro os requisitos exigidos por aquele país devem ser atendidos.
Temos a obrigação de aplicar esse controle de entrada com rigor. As autoridades espanholas e brasileiras entraram em ação para equacionar o problema. Algumas medidas para agilizar o procedimento de checagem de documentação foram tomadas e foi reduzido drasticamente o número de situações.

Um comentário:

  1. Fui a Espanha no comeco do ano passado e fiquei apaixonado pelo país, é otimo!

    www.brasildestino.wordpress.com

    ResponderExcluir