sexta-feira, 13 de novembro de 2009

São Paulo firma acordo de cooperação com Madri

por Paulo Atzingen

São cidades que possuem centenas de museus, milhares de quartos de hotéis, dezenas de centros de feiras e convenções e recebem milhões de turistas todos os anos, para o lazer e para trabalho. Por esses e outros motivos São Paulo e Madri agora são cidades aliadas para a promoção do turismo.

O acordo de colaboração foi firmado na tarde desta quinta-feira (12) em São Paulo, com a participação do presidente da SP Turis, Caio Carvalho, do secretário de Economia e Trabalho de Madri, Miguel Angel Villanueva e outras autoridades de ambas as cidades.

“Queremos um turista paulistano que goste da cultura madrilenha, aprecie a nossa gastronomia e que ame circular pela cidade visitando nossas jóias arquitetônicas”, disse ao Diário do Turismo Miguel Villanueva.

A operacionalização desse acordo, segundo o diretor de promoção da Espanha, Enrique Ruiz de Lera, deverá abranger pacotes conjuntos entre as duas capitais, capacitação para agentes de viagens e uma forte campanha promocional em sites e em publicidade externa. “Hoje é uma data importante para as duas cidades, pois estabelecemos uma política de cooperação baseada em laços de amizade”, disse ao DT Ruiz de Lera, que já morou em São Paulo, quando foi diretor da Oficina Espahola de Turismo da capital paulista.

Caio Carvalho, por sua vez, mostrou-se entusiasmado com o acordo. "Madri tem tudo a ver com nossa gente, nosso povo, seja por sua língua, seja por sua diversidade", afirmou.

“Além disso, continuou Caio, a Espanha é um dos mercados prioritários para a cidade de São Paulo e trata-se de um país que além da afinidade linguística é um mercado muito importante para nós, sendo o sétimo maior exportador de turistas estrangeiros para a capital paulista”, disse Caio ao Diário.

Acordo Inteligente

Para Miguel González, esse acordo pode minimizar os impactos da crise econômica que, segundo ele, ainda gravita por regiões da Europa. “Um intercâmbio como esse pode democratizar a produção do material promocional, minimizaremos custos e ganharemos em escala. Trata-se de um acordo inteligente, pois efetivaremos uma campanha de publicidade externa, em via pública, simultaneamente em São Paulo e Madri que terá muito mais efeito que uma publicidade genérica, que evapora”, disse González.

Nesse contexto, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional, no segundo trimestre deste ano, o PIB espanhol recuou 4,2% em relação ao mesmo período de 2008. Mesmo assim, o país de Cervantes recebeu 57,4 milhões de turistas no ano passado.


Ainda segundo o representante da capital espanhola, Madri vem desenvolvendo ações contidas em seu Plano Estratégico de Turismo 2008-2011, com o objetivo de manter-se entre os cinco destinos mais visitados da Europa. “Entre janeiro a setembro deste ano recebemos aproximadamente 90 mil turistas brasileiros, um incremento em torno de 30% ao mesmo período de 2008”, disse .

Madri

Após a assinatura do acordo, foi a vez da apresentação da capital espanhola por parte de seus porta-vozes, secretários, conselheiros e diretores.


“Sou madrilenha apaixonada pelo Brasil e quero destacar que essa ação não é isolada, mas uma iniciativa extremamente articulada. Estudamos a economia brasileira e os números comprovam: o Brasil, em 2020, estará consolidado como a grande referência na América", disse a diretora da Oficina Espanhola de Turismo em São Paulo, Belén González.

O Brasil é um dos mercados com uma das maiores demandas para o turismo madrilenho, junto com a Argentina e o México. Com cerca de 90 mil leitos disponíveis, cerca de 6% do PIB de Madri vem do turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário