sábado, 21 de novembro de 2009

Ministro Barretto, em Gramado: "não devemos mais ter uma visão reducionista de país”

Gramado - O ministro do Turismo, Luiz Barretto em seu pronunciamento na abertura do Festival do Turismo de Gramado, que ocorre na cidade da Serra Gaúcha (RS), fez uma ampla exposição dos desafios do Brasil para os dois grandes mega-eventos que o espera: Copa de 2014 e Olimpíadas 2016. “O futuro do turismo no Brasil necessariamente passa pela Copa do Mundo e pelos Jogos Olímpicos. No entanto, não devemos achar que esses eventos por si só resolverão todos os problemas do país”, disse para um auditório lotado de profissionais do turismo, políticos e autoridades da região, entre eles o deputado Afonso Hamm, presidente da Comissão de Turismo na Câmara Federal e Rita Vasconcelos, presidente da Associação das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul.
Barreto, como não poderia deixar de ser, falou de números e de números grandes: “Teremos uma audiência de 25 bilhões de pessoas assistindo-nos durante os jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Atrairemos 500 mil
turistas na Copa e teremos um aumento de 15% do fluxo de turistas durante as Olímpíadas, antecipou o ministro.
“Temos que, no entanto, nos fazer a pergunta: que imagem do Brasil queremos projetar no cenário internacional e para os brasileiros? Provocou. “É o momento de combatermos os estereótipos de país que até então se resumia a samba, carnaval e futebol”. Hoje somos produtores de biocombustível, somos os melhores em pesquisas oceânicas de petróleo, temos uma capacidade inventiva formidável. Não devemos mais ter uma visão reducionista de país, mas ampliar nossa presença no mercado
global, como fez a China”, disse Barretto, lembrando que o país asiático aproveito os jogos Olímpicos em 2008 para mostrar sua pujança e modernidade.
Luiz Barreto não deixou de lembrar que os mega-eventos não resolverão os problemas brasileiros. “Temos desafios de décadas! Não espere que o Brasil realize uma copa germânica, teremos uma copa brasileira”, disse.
Transparência – O governo do Rio de Janeiro quer dar visibilidade e transparência aos gastos da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, através de canais abertos ao público interessado. Indagado pelo Diário do Turismo se isso aconteceria com as ações do governo, Barretto disse que o governo irá lançar dois portais. “Nós vamos fazer a mesma coisa. O presidente Lula vai anunciar em dezembro dois portais da Transparência, em relação aos jogos Olímpicos e a Copa do Mundo. Tudo o que se relaciona a esses eventos vão ter um portal específico com todas as informações, inclusive com uma matriz de responsabilidade, deixando claro quais são as responsabilidades da prefeitura, do estado, da iniciativa privada e do governo federal.
Questionado pelo DT sobre as responsabilidades das verbas do Prodetur, Barreto foi claro: “a realização do Prodetur e a gerência dos recursos liberados pelo BID são dos estados e dos municípios. Essa pergunta deverá ser feita a essas instâncias”, respondeu. (Paulo Atzingen)

_________________________
* O Jornalista Paulo Atzingen viajou a Gramado a Convite do Festival

Nenhum comentário:

Postar um comentário