quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Santo Domingo é a Capital Americana da Cultura 2010



Santo Domingo, a Capital da República Dominicana, é a capital da Cultura Americana 2010, nomeada pela Unesco. Este é um forte argumento para que o turismo no país caribenho cresça ainda mais este ano, mesmo considerando o terremoto ocorrido com o seu país vizinho, o Haiti, no dia 12 de janeiro.

De acordo com Nodalia Arias (foto), assessora de promoção turística do Escritório da República Dominicana, Santo Domingo já é reconhecida pela Unesco como "Cidade Patrimônio da Humanidade", “Em que pese a dor e as perdas do terremoto no Haiti, nosso país irmão, esse ano será muito especial para o turismo de nosso país”, disse em entrevista ao Diário do Turismo.

Apoio ao Haiti

Segundo Nodália, entre as várias formas de apoio que o governo dominicano tem dado ao Haiti, o ministério do Turismo estuda uma outra maneira de colaborar com os irmãos haitianos. “Temos uma taxa turismo de U$ 10. Estuda-se a possibilidade de que dessa taxa seja destinada U$ 1 (um dólar) para um fundo de apoio ao nosso país vizinho”, disse.

“Temos também notícia que uma ONG (organização não governamental) está planejando um concerto com grandes artistas internacionais em Santo Domingo como forma de apoio às vítimas do terremoto”.

De acordo com a assessora, o povo dominicano está extremamente sensibilizado com o que aconteceu com o Haiti. "Vários movimentos de
solidariedade estão arrecadando não só alimentos, mas dinheiro. O exemplo mais recente é a da Secretaria da Juventude, que por meio de vários grupos de estudantes fizeram a coleta de mais de U$ 300 mil em doações e já destinaram esse dinheiro ao fundo especial das Nações Unidas", acrescentou.


Capital da Cultura

Ainda de acordo com Nodália, a nomeação de Santo Domingo como capital americana da Cultura irá dar um impulso na promoção não só da capital, mas de todo o seu país, pois “é inegável o papel que a República Dominicana tem para a história da América”, diz ela.

Segundo Nodália, até agora todos os pacotes
turísticos adquiridos por meio de operadoras brasileiras foram utilizados “Não tivemos nenhuma desistência, e ainda não fechamos os números de 2010, mas acredito que chegaremos aos 18 mil turistas brasileiros em terras dominicanas”, disse.

Em termos globais o país recebe por ano algo em torno de 4 milhões de visitantes estrangeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário