terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Philip Carruthers, da Orient-Express Hotels, fala ao Diário


O Diário do Turismo inicia as entrevistas de 2010 e conversa com o diretor presidente do grupo Orient-Express Hotels no Brasil, Philip Carruthers. Este inglês, naturalizado carioca e torcedor de carteirinha do Flamengo, gentilmente atendeu o editor do Diário do Turismo, jornalista Paulo Atzingen e deu os detalhes sobre a mais novo empreendimento do grupo no Brasil: o cinematográfico Hotel das Cataratas, em Foz do Iguaçu que – mesmo sem fechar as portas – passa por uma reforma completa e tem entrega prevista para setembro deste ano.

De propriedade da União, o hotel passa a ser (em comodato) uma das jóias do grupo Orient Express no Brasil - além do Copacabana Palace no Rio de Janeiro. Nele, o grupo investiu R$ 64 milhões em reformas e adaptações. Confira a entrevista completa a seguir:


Diário – Após a vitória no edital de concorrência para a administração do Hotel das Cataratas, começou o trabalho de reforma e repaginação. Foram dois anos de trabalho?

Philip Carruthers - As obras de reforma, propriamente ditas, começaram em maio de 2008. Inicialmente foi preciso tomar conhecimento da situação para posteriormente desenvolver e aprovar o projeto com as autoridades competentes, para finalmente contratar a obra. Até agora reformaram o bloco principal do hotel, que inclui todas as áreas do hotel, como recepção, restaurantes, bares, piscina e a churrascaria, além de 36 apartamentos, e mais o anexo II, composto de 95 apartamentos, portanto hoje temos um hotel de 131 apartamentos totalmente reformados. As obras foram paralisadas durante a alta temporada, e no período de abril a setembro, faremos a reforma dos 62 apartamentos do Anexo I.

Diário - O custo total ficou bem mais alto que o previsto? Por quê?

Philip
- O custo total da obra está estimado em R$64 milhões, sendo que R$6 milhões dos quais são referentes a investimentos em obras de melhorias dentro do parque nacional. Ele ficou acima dos valores inicialmente estimados, principalmente em função da necessidade de realizar obras, de reforço estrutural, só constatado durante a fase da demolição.

Diário – Haverá ampliação no número de apartamentos?

Philip
- Como disse, já foram renovados 131 apartamentos e todas as áreas públicas, incluindo piscina, bares e restaurantes. O número de apartamentos foi reduzido de 201 para 193. A reforma total será concluída em setembro de 2010.

Diário – Haverá um lançamento oficial?

Philip - Não haverá um lançamento oficial pois o hotel nunca deixou de operar durante a fase das obras. Com o término da obra nos blocos principal e anexo II, o hotel foi oficialmente lançado como um "produto Orient-Express".

Diário – O hotel é da União e ela cobra por isso. Quanto será o valor do aluguel mensal? Ou contrato anual?

Philip - O valor do aluguel mensal foi objetivo de concorrência durante a licitação pública. Orient-Express venceu a licitação por oferecer o maior aluguel. Com os reajustes anuais, o valor hoje é de R$922.076,00.

Diário - O Hotel das Cataratas tem um histórico de respeito ao meio ambiente e de Responsabilidade Social. Quais serão as ações nesse sentido?

Philip - Temos a obrigação contratual em obter certificação da ISSO 14001, que trata do meio-ambiente, e também, a ISSO 9001 que é referente a qualidade de gestão, além disso, o grupo Orient-Express é membro da ITP (International Tourism Partnership), que é uma entidade dedicada a promover desenvolvimento sustentável para a indústria de turismo.

Diário – Quais são os outros projetos da Orient Express Hotels no Brasil?

Philip - Não temos neste momento outro projeto no Brasil. Tivemos a intenção de desenvolver um pequeno hotel de luxo na praia de Azeda / Azedinha em Búzios, mais a área do nosso terreno foi declarada como área de atividade pública, portanto, este projeto não irá adiante. É possível que no futuro, possamos desenvolver um resort de praia de alto luxo, talvez no sul da Bahia.

Diário – O senhor poderia fazer uma síntese, aos leitores do Diário do Turismo o que é estar no comando de dois dos maiores sonhos da hotelaria nacional, que é o Hotel das Cataratas e o Hotel Copacabana Palace?

Philip - É um grande privilégio acima de tudo. O Copacabana Palace é um ícone mundial, e é o hotel mais famoso do Brasil, e felizmente, um dos mais bem sucedidos, e o Hotel das Cataratas é um outro ícone mundial com uma localização inigualável.

Diário – Sua biografia aponta para uma vasta experiência como hoteleiro em todos os níveis de gestão. Sintetize para nós o dia a dia do Copacabana Palace.

Philip - O Copacabana Palace é um hotel extremamente dinâmico, e movimentado, pois além da parte de hospedagem, seus salões de eventos, Restaurantes Cipriani e Pérgula e o Bar do Copa são muito frequentados pela sociedade brasileira, além do próprio hóspede. É um hotel que está permanentemente na mídia, por uma razão ou outra.

2 comentários:

  1. You have a lot of hotels to be choose, from cheap to expensive one.

    Pousadas Ubatuba

    ResponderExcluir
  2. Some resort hotels operate on a seasonal basis, many operate continuously throughout the year.

    Hoteles Rio

    ResponderExcluir