sexta-feira, 13 de novembro de 2009

São Paulo firma acordo de cooperação com Madri

por Paulo Atzingen

São cidades que possuem centenas de museus, milhares de quartos de hotéis, dezenas de centros de feiras e convenções e recebem milhões de turistas todos os anos, para o lazer e para trabalho. Por esses e outros motivos São Paulo e Madri agora são cidades aliadas para a promoção do turismo.

O acordo de colaboração foi firmado na tarde desta quinta-feira (12) em São Paulo, com a participação do presidente da SP Turis, Caio Carvalho, do secretário de Economia e Trabalho de Madri, Miguel Angel Villanueva e outras autoridades de ambas as cidades.

“Queremos um turista paulistano que goste da cultura madrilenha, aprecie a nossa gastronomia e que ame circular pela cidade visitando nossas jóias arquitetônicas”, disse ao Diário do Turismo Miguel Villanueva.

A operacionalização desse acordo, segundo o diretor de promoção da Espanha, Enrique Ruiz de Lera, deverá abranger pacotes conjuntos entre as duas capitais, capacitação para agentes de viagens e uma forte campanha promocional em sites e em publicidade externa. “Hoje é uma data importante para as duas cidades, pois estabelecemos uma política de cooperação baseada em laços de amizade”, disse ao DT Ruiz de Lera, que já morou em São Paulo, quando foi diretor da Oficina Espahola de Turismo da capital paulista.

Caio Carvalho, por sua vez, mostrou-se entusiasmado com o acordo. "Madri tem tudo a ver com nossa gente, nosso povo, seja por sua língua, seja por sua diversidade", afirmou.

“Além disso, continuou Caio, a Espanha é um dos mercados prioritários para a cidade de São Paulo e trata-se de um país que além da afinidade linguística é um mercado muito importante para nós, sendo o sétimo maior exportador de turistas estrangeiros para a capital paulista”, disse Caio ao Diário.

Acordo Inteligente

Para Miguel González, esse acordo pode minimizar os impactos da crise econômica que, segundo ele, ainda gravita por regiões da Europa. “Um intercâmbio como esse pode democratizar a produção do material promocional, minimizaremos custos e ganharemos em escala. Trata-se de um acordo inteligente, pois efetivaremos uma campanha de publicidade externa, em via pública, simultaneamente em São Paulo e Madri que terá muito mais efeito que uma publicidade genérica, que evapora”, disse González.

Nesse contexto, de acordo com dados do Fundo Monetário Internacional, no segundo trimestre deste ano, o PIB espanhol recuou 4,2% em relação ao mesmo período de 2008. Mesmo assim, o país de Cervantes recebeu 57,4 milhões de turistas no ano passado.


Ainda segundo o representante da capital espanhola, Madri vem desenvolvendo ações contidas em seu Plano Estratégico de Turismo 2008-2011, com o objetivo de manter-se entre os cinco destinos mais visitados da Europa. “Entre janeiro a setembro deste ano recebemos aproximadamente 90 mil turistas brasileiros, um incremento em torno de 30% ao mesmo período de 2008”, disse .

Madri

Após a assinatura do acordo, foi a vez da apresentação da capital espanhola por parte de seus porta-vozes, secretários, conselheiros e diretores.


“Sou madrilenha apaixonada pelo Brasil e quero destacar que essa ação não é isolada, mas uma iniciativa extremamente articulada. Estudamos a economia brasileira e os números comprovam: o Brasil, em 2020, estará consolidado como a grande referência na América", disse a diretora da Oficina Espanhola de Turismo em São Paulo, Belén González.

O Brasil é um dos mercados com uma das maiores demandas para o turismo madrilenho, junto com a Argentina e o México. Com cerca de 90 mil leitos disponíveis, cerca de 6% do PIB de Madri vem do turismo.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Concurso fotográfico dá hospedagem de graça para toda a vida


Parece uma história surreal, mas é verdade. A Rede InterCity de Hotéis ao comemorar os seus 10 anos promoveu o concurso cultural “InterCity Por Toda Minha Vida”., que dará hospedagem “na faixa” para os vencedores até o ‘fim de suas vidas’. É sério. Com uma temática que afronta a superficialidade sensível do mundo econômico, o concurso mobilizou muita gente – foram mais de duas mil fotos postadas e mais 315 mil votos registrados no site desenvolvido especialmente para o concurso cultural. O resultado com os vencedores foi divulgado nesta terça-feira (10).

A foto que conquistou o maior número de votos, pelo júri popular, foi de Josimeire Costa, de Minas Gerais, “Virginia, Minha Luz, Minha Vida”. O júri técnico-artístico, formado pela atriz Mel Lisboa, o diretor de cinema Fábio Barreto, os fotógrafos Leonid Streliaev, Eduardo Alvares, Tonico Alvares, o presidente da Confederação Brasileira de Fotografia, Sidney Saut, o designer Fábio Sasso e empresários do setor, elegeu a foto de Luciane Mota, do Rio Grande do Sul, “Filho, Amor Incondicional” (foto) como a mais representativa de algo por toda a vida.

“Ficamos impressionados com a mobilização gerada pelos internatuas, principalmente nos sites de relacionamento e no próprio hotsite do concurso. Os participantes realmente se mobilizaram, acionando seus contatos nas redes sociais, comentando fotos, indicando o site para amigos, enfim, tudo em busca do prêmio, inédito no país. Tivemos fotos inseridas de diversas localidades do Brasil. As Regiões Sul, Sudeste e Nordeste concentraram o maior número de inserções. Mais de 44% dos participantes são da Região Sudeste e 29% da Região Sul do Brasil”, afirma o gerente de Marketing da Rede InterCity, Marcelo Marinho.


As 12 melhores fotos serão transformadas em cartões postais e no calendário 2010 da Rede InterCity. Confira as imagens vencedores no site:www.intercityhoteis.com.br/portodaminhavida.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Diário entrevista as idealizadoras do Festival de Gramado, Marta Rossi e Silvia Zorzanello

Faltam menos de duas semanas para começar a 21ª edição do Festival do Turismo de Gramado e a bela cidade gaúcha se movimenta para receber o que há de melhor na atividade turística brasileira. Evento que prima pela qualidade e que objetiva a concretização de bons negócios, o Festival de Gramado reunirá de 19 a 22 de novembro mais de 2.600 marcas, operadores, agentes de viagem, executivos, empresários e imprensa. São esperados 13 mil profissionais, com participação de trinta países e praticamente todos os estados brasileiros. As idealizadoras do Festival, Marta Rossi e Silvia Zorzanello, atenderam a solicitação do Diário do Turismo e gentilmente concederam esta entrevista, em que revelam maiores detalhes dessa empreendimento que tem como sinônimos as palavras trabalho e sucesso.


Diário - Gramado, por sua própria essência e tamanho, prima pela qualidade em detrimento da quantidade. Isso se aplica também ao Festival?


SILVIA - Aplica-se sim. Trabalhamos 21 anos para sermos o melhor evento e não o maior, sempre mantendo a característica de evento profissional, proporcionando a oportunidade da realização de bons negócios.




Diário - Quais são as novidades para esse ano do Festival do Turismo de Gramado?


MARTA - As novidades desse ano são o Salão do Turismo GLS, a nova área Destinos em Destaque (que apresentará a África do Sul e a Famrus, entidade que congrega os municípios do nosso estado), e o Encontro de Turismo Religioso. Além disso, o Festival se tornou palco para grandes lançamentos, porque os produtos aqui lançados são bem sucedidos. Esse ano, por exemplo, o Ministério do Turismo lançará o Portal do Projeto Economia da Experiência. E a Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes,Bares e Similares (FNHRBS) junto com o Instituto Marca Brasil escolheu nosso evento para lançar o pioneiro Sistema de Gestão e Reserva 100% On-line.




Diário - Como é viver essa percepção européia de Gramado? Você sente saudades da cidade quando viaja?


SILVIA - Viajamos muito a trabalho fazendo contatos para o evento. Mas mesmo em viagens de lazer, a comparação de Gramado com outros centros turísticos é inevitável. A saudade até pode ser a causadora da conclusão, mas realmente aqui o turismo foi organizado e cresceu em bases sólidas.




Diário - Qual sua percepção no quesito amadurecimento do Festival?


MARTA - O Festival tem amadurecido a cada ano, porque Silvia e eu estamos atentas ao mercado. Viajamos muito e participamos de feiras buscando saber o que acontece. Na verdade, estamos em permantente atualização. Some-se a isso, o rigor que temos na condução do evento, para que ele não perca o seu foco - que são os negócios -, e mais a personalização dos serviços que oferecemos aos nossos clientes. É preciso considerar que à medida que o evento oportuniza resultados satisfatórios, ele naturalmente amadurece e vai abrindo as portas por si só. Quem nos acompanha há 21 anos sente prazer em relembrar esta história de susesso e suas diferentes etapas. História essa que não pertence à Marta e à Silvia, mas sim, ao turismo brasileiro.




Diário - Quais os principais parceiros do Festival do Turismo de Gramado?


SILVIA - O Ministério do Turismo, a INFRAERO, a Bancorbrás e a Prefeitura de Gramado.




Diário - A senhora participou na semana passada da reunião ordinária da Comissão de Turismo de Desporto (CTD) Câmara dos Deputados. Qual foi o assunto debatido?


MARTA - Participei como convidada, com o propósito de oficializar o convite aos deputados integrantes da comissão, para que venham ao Festival do Turismo de Gramado e acompanhem de perto as ações da iniciativa privada e governo, que buscam cada vez mais a sincronia para o desenvolvimento desta importante atividade econômica.




Diário - Percebe-se que Gramado e região não possuem problemas inerentes de várias regiões e cidades brasilerias? Você se sente privilegiada?


MARTA- Sim, me sinto previlegiada. Mas por outro lado, com uma responsabilidade muito grande, porque se hoje desfrutamos de excelente qualidade de vida, segurança, etc, este trabalho se deve aos nossos bisavós, avós e pais que, com mão firme, trabalharam e embelezaram este município. Temos portanto a obrigação de buscar resultados ainda maiores, ou no mínimo mantê-los como estão, para que nossos filhos possam usufruir dos mesmos privilégios que tivemos. Temos a responsabildade também de exigir, daqueles que adotam Gramado para viver, que assumam as mesmas responsabilidades que temos para com a nossa comunidade. Quem aqui vive tem obrigação de se integrar e rezer pela nossa cartilha.




Diário - O universo, a economia, o tempo e praticamente tudo o que se tem notícia, até nossa própria noção de Deus, são compostas por dualidade. Como é trabalhar assim, juntas?


SILVIA - Trabalhamos juntas antes no Hotel Serrano. Quase 22 anos como empresa e tivemos pouquíssimos atritos. Posso dizer que nos ajustamos perfeitamente porque sempre respeitamos a individualidade uma da outra.




MARTA- Prazeroso. A dualidade, exige amaurecimento, sabedoria, postura. A dualidade na mesma proporção em que nos faz humildes, nos transforma em força. A dualidade nos permite ir além. Deve ser triste e vazio viver com respostas absolutamente exatas sobre tudo e todos. Particularmente, gosto de desafios e não sei viver sem eles. A dualidade permite isso.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Lembra da Golden Gate Bridge?


Se você não conseguiu passagem aérea para conhecer a Golden Gate Bridge, em São Francisco, neste final de semana, a dica da Foto da Edição do DT é pegar a estrada rumo ao interior paulista e degustar um delicioso peixe às margens do Rio Piracicaba, em Piracicaba, SP, e depois passear pela ponte que evoca memórias e associações californianas!
(Foto: WMattosimagens)

Iberostar realiza evento em que se discute o cenário pós-crise mundial


Diretores e representantes de empresas de grande porte como Jornal do Brasil, Loreal, Souza Cruz, Claro, HSBC, Bradesco, entre outras, participam de sexta (6) a domingo (8) no complexo de hoteis Iberostar, na Praia do Forte, Bahia, de um evento que discutirá o cenário pós-crise mundial. A idéia deste evento é de iniciativa do grupo Iberostar Hotels & Resorts, ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Webjet Linhas Aéreas e Grupo HEL (Hoteis, Eventos e Lazer), grande central de reservas de hoteis do país.

A palestra central, que provocará o debate, será “O olhar do CEO após a crise mundial”, ministrada pela profissional Betânia Tanure, psicóloga graduada pela PUC-MG e professora da Fundação Dom Cabral, um dos maiores centros de educação executiva do país.

De acordo com a assessoria do resort, essa é a oportunidade de alguns desses executivos conhecerem pela primeira vez as dependências do complexo Iberostar, com seus dois resorts cinco estrelas, spa, campo de golfe, centro de convenções, entre outras atrações.
A executiva que representará o Iberostar será Helena Costa, gerente de vendas Sudeste e Centro Oeste. (Redação - Foto DT)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Anhembi Morumbi sedia maior evento universitário de Aviação Civil da América Latina

A Universidade Anhembi Morumbi, única universidade do Estado de São Paulo a oferecer um curso de graduação em Aviação Civil, promove a partir desta terça-feira (3) até sábado (10) a 9ª Expoar, que este ano dedica-se ao tema "A renovação de nossas asas". Trata-se do maior evento universitário do segmento da América Latina. Grandes nomes do setor já confirmaram presença como Ozires Silva, oficial da Aeronáutica e fundador da Embraer; Pedro Janot, presidente da Azul Linhas Aéreas; comandante David Barioni Neto (foto), ex-presidente da TAM Linhas Aéreas; comandante Fernando Magalhães Rockert, vice-presidente técnico da GOL Linhas Aéreas Inteligentes; entre outros.


Em pararelo à 9ª Expoar serão realizados simultaneamente o VIII Simpósio de Transporte Aéreo (SITRAER) -- organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Transporte Aéreo (SBTA) para tratar de questões ligadas à segurança de voo - e a exposição de produções acadêmicas da Red Ibero Americana de Transporte Aéreo (RIDITA). Nos dois casos, os eventos têm o objetivo de promover o intercâmbio entre o meio acadêmico, os provedores de serviços e as autoridades reguladoras aéreas.


Mais informações, programação e inscrições para participar da 9ª Expoar estão no link: www.anhembi.br/expoar/index.htm.

Serviço:
O que: 9ª Expoar
Onde e quando: 03 a 06/11 - Campus Vila Olímpia - Rua Casa do Ator, 285, Vila Olímpia - São Paulo - SP
09 a 10/11 - Campus Centro - Rua Almeida Lima, 1134, Brás - São Paulo - SP

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Entre Gramado e Canela, uma paisagem


Gramado - Essas casinhas no campo que parecem saídas dos livros de contos dos Irmãos Grimm encantam os turistas que transitam entre Nova Petrópolis e Gramado, Gramado e Canela, no alto da serra gaúcha.

Elas passam entre o nada e o vale, o pasto e a ponte e à fórceps nos arranca do peito o ar letárgico da metrópole, imposto a nós como um veredito.

Na beira da estrada um homem vende rodas de carroças e bancos de madeira rústicos esculpidos na árvore para a decoração de futuras casas coloniais que serão construídas nos vales.

Invejo esse artesão! Deve sair toda a manhã por essas estradas atrás de raízes exóticas, troncos retorcidos, carroças abandonadas, para trazê-los à sua oficina e transformá-los neste pretérito mais que perfeito que avisto hoje.

Um passado marcado por cheiro de terra, gado pastando e gente feliz.

Mais adiante, do meio do vale vejo uma outra casa com uma árvore enorme servindo de moldura. Uma criança saí à janela e acena para quem passa na estrada. Parece um chamado, um código familiar perdido entre os sóis que me remete ao princípio das coisas, como a amizade, a alegria e a sinceridade. Uma paisagem interna se forma em mim misturando tintas de um tempo que nunca se foi. (Paulo Atzingen)